domingo, 23 de março de 2014

South Park: The Stick of Truth




South Park: The stick of truth é um RPG desenvolvido pela Obsidian Entertainment e distribuído pela Ubisoft (desenvolvedora de jogos conhecidos, tais como: Assassin’s creed, Far Cry, Rayman, Prince of Persia, entre outros) para Playstation 3, Xbox 360 e PC, baseado na série de TV South Park. O jogo conta a história de um novo garoto (personagem que você cria no início do jogo) que acabou de se mudar para a cidade e se vê em meio a uma guerra entre “humanos” e “elfos” pelo domínio de um pedaço de madeira, mais conhecido como cajado da verdade.
Para os que não conhecem a série, cada episódio inicia-se com a seguinte informação:
"Todos os personagens e eventos neste programa - mesmo aqueles baseados em pessoas reais - são inteiramente fictícios. Todas as vozes de celebridades são imitações... pobres. O programa a seguir contém linguagem chula e devido a seu conteúdo não deve ser visto por ninguém."
Tal como a animação, o jogo contém palavras de baixo calão, insinuações sexuais, sátiras e altas doses de humor negro, tendo recebido a tag de recomendação apenas para maiores de 17 anos.

Enredo:

O enredo do jogo é simples e bem contado. Embora sejam feitas inúmeras referências a episódios da série, mesmo aqueles que nunca a assistiram vão conseguir ter total entendimento do mesmo (embora algumas piadas se percam no caminho, nada que afete a história).
O paladino Butters.
O jogo inicia-se com a família do seu personagem mudando-se para a cidade. Seus pais insistem para que você saia e faça amigos. Ao andar pela vizinhança, você encontra Butters (Leopold "Butters" Stotch, conhecido na série por ser gentil e até mesmo ingênuo, o que se mantêm no jogo) travando uma batalha contra um garoto (que mais tarde você iria descobrir ser um dos elfos). Após ajudá-lo, Butters torna-se seu primeiro amigo (adicionando-o ao Facebook) e levando-o até o quartel general dos humanos, o KKK (Kingdom of Kupa Keep ou Kondado do Kastelo Kopa).
Kenny, a mais bela donzela do reino.
Lá, você encontra vários personagens conhecidos pelos que já são familiarizados com a série, como a Princesa Kenny (Kenneth "Kenny" McCormick, conhecido na série por ser pobre e de família desestabilizada, sendo sempre alvo de chacotas de Cartman, e por ser “imortal” morrendo em vários episódios da série e voltando a vida como se nada tivesse acontecido), o Grande Mago Cartman (Eric Theodore Cartman, conhecido na série por ser egoísta, racista, nazista, fingido, manipulador e agressivo), Clyde (um guerreiro de nível 14) e Scott (um patrulheiro de nível 9, que tem o poder do diabetes). Além disso, você é apresentado ao cajado da verdade e aos seus “poderes” (aquele que tiver o cajado da verdade seria capaz de "controlar" e ditar as regras do jogo).
Já no início do jogo, em uma espécie de tutorial, o cajado é tomado dos humanos e você é recrutado pelo Grande Mago Cartman para reunir um exército e recuperá-lo das mãos dos elfos. Assim incia sua jornada.
As crianças levam a disputa pelo cajado extremamente a sério, enquanto que os adultos (normalmente assistindo TV ou mexendo em seus celulares) não percebem o que elas estão fazendo.

Customização:

Criação de personagem.
A customização do jogo tem uma variedade altíssima. Antes do início do jogo você cria seu personagem, podendo escolher o tom de pele, o estilo e a cor do penteado, uma enorme quantidade de roupas, óculos e "maquiagens" (que são na verdade sardas, sinais, e até mesmo manchas no rosto).
Além disso, durante o jogo você encontra vários equipamentos comuns (como armas e armaduras) que alteram sua aparência, além de equipamentos de “charme” que servem como complemento na personalização.
Alguns equipamentos podem ser melhorados com uma espécie de runas. Essa melhoria funciona como uma fortificação para armas e armaduras, podendo fazer com que esses itens causem danos adicionais de certo elemento, efeitos negativos ao alvo, drenem HP do alvo, recuperem HP por turno, etc.
O jogo conta com quatro classes básicas, sendo elas guerreiro, mago, ladrão e judeu, sendo essa última uma classe inventada por Cartman, uma espécie de guerreiro sanguinário que se torna mais forte quanto mais próximo da morte. Cada classe conta com habilidades específicas.

Jogabilidade:

Menu do jogo.
O mapa é livre para exploração. Enquanto no cenário, o personagem pode: andar; correr; usar armas de longo alcance; usar magias (que na verdade são peidos); interagir com itens, portas e baús (itens que têm interação normalmente tem coloração dourada); quebrar objetos do cenário e bater em pessoas. Além disso, você pode acessar o menu para ver notificações de amigos no seu Facebook, visualizar itens no seu inventário, ver o mapa, distribuir pontos para suas habilidades, ver suas coleções, alterar o membro do seu grupo e ver suas missões atuais e os progressos delas.
Enquanto estiver andando no mapa, você pode surpreender seus inimigos, atacando-os primeiro, ou pode ser atacado por eles. De ambas as formas inicia-se um combate, porém a ordem de ataque é alterada.
Uma batalha no game.
O jogo utiliza o sistema de combate por turnos. Em um turno você pode: usar um item e atacar (várias vezes dependendo da arma), usar uma habilidade com um “amigo” e atacar, atacar com um golpe mais forte (apenas uma vez, mas causando mais dano), usar uma magia, usar uma invocação ou trocar de “amigo”. Os ataques tem um tempo certo para serem executados (representado pelo brilho da arma), por isso pode-se demorar um pouco para se acostumar com o timing. Algumas armas podem atacar mais de uma vez por turno, exigindo necessidade de apertar determinado botão mais de uma vez no tempo certo.
Você terá apenas um companheiro em combate (podendo substituí-lo mesmo durante a luta, gastando assim um turno). Cada companheiro tem uma habilidade especial e habilidades que são destravadas conforme o seu personagem sobe de nível (os amigos sobem de nível conforme o personagem principal o faz). Algumas habilidades exigem que uma determinada ação seja executada (Como o Jimmy usando uma de suas canções de bardo, exige que seja pressionado o botão de ação seguidamente para cada vez que ele começar a gaguejar durante a canção).
Itens como poções de cura e regeneração de mana também estão presentes no jogo, mas de uma forma diferente: batatinhas e salgadinhos servem para recuperar HP. Água mineral, por sua vez cura status negativos. Também existem itens que podem ser usados contra os oponentes: Balões de água retiram efeitos positivos dos inimigos, as famosas “badalhocas” (cocô que você mesmo faz e pode atirar nos inimigos), causam status negativos. Além disso, existem itens que dão boost nos status, aumentando ataque e/ou defesa, ou até mesmo permitindo dois ataques no mesmo turno.
Durante as batalhas os inimigos adotam várias posturas de combate, cada uma traz um benefício diferente e tem forma certa de ser combatida. A postura “refletindo”, por exemplo, faz com que o adversário rebata qualquer ataque de longo alcance lançado contra ele, porém é vulnerável a ataques corpo a corpo.
Algumas pessoas no jogo vão pedir para que você realize certas missões, e como recompensa, vão oferecer um item para que você possa pedir sua ajuda em algumas batalhas. Esses itens podem ser usados apenas em batalhas comuns (contra chefes não funcionam). Ao usar um desses itens, você automaticamente “invoca” essa pessoa na batalha para exterminar seus inimigos, as invocações só podem ser usadas uma vez por dia, e a cada dia você pode voltar e pegar outro item com essa pessoa. Além de serem muito úteis, as invocações são engraçadas, escrotas e bem bizarras.

Todos os summons do jogo.

Amigos:

Seu Facebook.
Dentre os amigos disponíveis para acompanhá-lo em batalha estão: Butters, Kenny, Jimmy, Stan, Cartman e Kyle. Além desses, existem mais amigos que você pode encontrar durante o jogo, mas esses não entram em batalha com você. Alguns amigos exigem certas missões para serem adicionados. Conforme você adiciona amigos, você destrava pontos para serem gastos em benefícios.
Benefícios são habilidades passivas para seu personagem, podendo aumentar o dano que você causa contra alguns alvos, aumentar permanentemente seu HP e/ou mana ou até mesmo torná-lo mais resistente.
Cada amigo que você faz é adicionado automaticamente ao seu Facebook. Seus amigos do Facebook postam mensagens em seus murais frequentemente, e até deixam mensagens para você comunicando sobre reuniões e outras coisas.

Considerações finais:

O jogo peca pela falta de um modo multiplayer, e pela campanha de curta duração. O fato do game ter sido lançado com legendas em português brasileiro foi, sem dúvida, um dos fatos que agradaram demais ao público.
Para quem é fã da série, o jogo é sem sombra de dúvidas, uma ótima pedida. A intenção dos criadores ao pensar no game era de que pudessem levar o jogador para dentro de um episódio da série, e esse objetivo foi concluído majestosamente. Os gráficos são os mesmos da série de TV, e a trilha sonora vai soar muito familiar para os que acompanham a animação.
Para quem ainda não conhece a série, e não se incomoda com as altas doses de humor negro do jogo, talvez seja uma ótima oportunidade para conhecer South Park e quem sabe assim começar a acompanhar a série. Do contrário, lamento, mas The Stick of Truth definitivamente não é o seu jogo.

Um comentário:

  1. "A intenção dos criadores ao pensar no game era de que pudessem levar o jogador para dentro de um episódio da série, e esse objetivo foi concluído majestosamente." Para quem acompanha fica fácil ver a quantidade de referências à vários episódios da série, fantástico.

    ResponderExcluir

High Scores