quarta-feira, 28 de maio de 2014

Analise Assassin's Creed IV: Black Flag

Ok, digamos que eu sou meio suspeito quando se trata de Assassin’s creed, pois sou um grande fã da serie, mas o novo titulo da franquia, o black flag me deixou meio dividido, vamos começar com a analise normal do jogo, e depois eu darei minha opinião.
                Assassin’s creed IV: Black Flag é o sexto titulo da serie, nesse jogo, nos jogaremos com Edward James Kenway, pai de Haytam, pelas ilhas do Caribe, onde iremos atrás de ouro e infâmia. Um detalhe a se notar na historia, é que Edward ainda não é um assassino, e começamos o jogo trabalhando para os templários, isso deixou muita gente duvidosa sobre o jogo, mas é algo que eu vou tratar mais adiante.
                Edward nasceu no País de Gales, onde vivia em uma fazendo com seus pais, lá ele conheceu uma garota rica, que se chamava Caroline Scott, Edward se apaixonou por ela, e acabaram se casando, porém, por ela ser de uma família nobre, ele queria dar uma vida melhor do que podia proporcionar a ela trabalhando na fazenda, por isso se alistou na marinha real britânica, e começou a trabalhar como um corsário. Porem não durou muito, com o final da guerra, os corsários se tornaram inúteis, então a maioria entrou na vida da pirataria (não, eles não vendiam jogo de ps2 a 10 reais) e entre eles, estava Edward.
                O jogo não tem um enredo tão interessante quantos os outros, mas o fato do tema do jogo se tratar de piratas, compensa isso(afinal, quem não gosta de piratas?). Porem a historia do jogo é fraca, comparada com os outros jogos da franquia, black flag não adiciona nada de novo ao universo de Assassin’s Creed, o que muitos jogadores temiam que iria acontecer, com os lançamentos anuais da franquia, mas o jogo todo se segura em cima da jogabilidade com os navios e na carisma de Edward. O jogo não aborda muito sobre a guerra dos assassinos x templários, mas passa o jogo todo se desenvolvendo em cima de Edward, isso faz você se apegar ao protagonista muito rápido, fora os outros personagens que tem uma carisma muito elevada, como o Barba Negra, “tutor” de Edward na pirataria, e Mary Read, quem introduz Edward na ordem
                Na parte de jogabilidade podemos dividir o jogo em duas partes, a parte “assassin’s creed” que eh a de sempre, ir de cidade em cidade, fazer parkour, matar uns guardas, assassinar o alvo e ir embora, funciona do mesmo jeito, ainda com as partes chatas de você tentar simplesmente correr e sair escalando em tudo quanto eh lugar, e a parte dos navios, que é literalmente onde o jogo acontece. Edward rouba um navio e o intitula de Gralha (Jackdaw em inglês) e é onde a maior parte do jogo se passa. Para quem jogou o 3,  não é nenhuma novidade, você obviamente pode navegar por onde quiser e atirar com os canhões, morteiros, tiros pesados, tiros leves, barris flamejantes, enfim, varias possibilidades para deixar as batalhas mais realistas, é muito importante, que você esteja sempre melhorando o Gralha, pois praticamente 70% do jogo você ira jogar em cima dele, e quanto mais você for avançando, mas difícil as batalhas ficaram, tendo momentos em que você enfrentara 2 Man’o War juntos, quando o navio inimigo chega a uma certa quantidade de HP, você pode chegar perto e enganchá-lo para aborda-los, caso faça isso você terá uma lista de tarefas a cumprir para poder tomar o navio, exemplo, derrotar 5 membros da tripulação inimiga, ou então, derrotar 10 membros da tripulação inimiga, matar seu capitão e roubar a bandeira, conforme os navios vão aumentando de força, mais coisas você terá que cumprir para conseguir aborda-lo, caso consiga, você rouba todos os espólios que o navio estiver carregando, e pode usar o navio para consertar o Gralha, diminuir seu nível de procurado, ou envia-lo a frota de Kenway, caso decida simplesmente afunda-los, você só recebera metade dos espólios que ficaram boiando na água. Na parte dos navios o jogo eh impecável, é muito legal você ficar simplesmente navegando por ai enquanto escuta sua tripulação cantar (podemos dizer que a Ubisoft criou o melhor simulador de barcos do mercado).
               
                Ok, ate aqui, tirando a historia, o jogo só recebeu elogios, mas vamos a parte que realmente me incomoda, e é justamente essa, a historia. Assassin’s creed 4 tinha tudo para ter uma historia incrível, trabalhando em cima do avô de um dos antigos protagonistas, e em cima do tema piratas, a Ubisoft poderia ter feito algo que realmente adicionasse algo para o universo, como Nassau, um lugar livre de governos, onde os homens poderiam ser livres a fazerem o que bem entender, poderia ser muito bem trabalhada com a ideologia dos assassinos, mas a Ubisoft deixou tudo de lado, e deram foco somente ao protagonista, o que não é ruim, mas quem é fã da serie sabe que parte da graça do jogo esta em sua historia, parece que a Ubisoft simplesmente não sabia o que fazer com o final do III, e ao invés de darem uma pausa para conseguiram tempo para respirar e lançar algo incrível, simplesmente pegaram esse jogo, simplesmente enfiaram os personagens e lançaram o jogo. Os personagens mesmo sendo todos carismáticos, eles simplesmente somem, e simplesmente não da tempo de trabalharem em cima deles,                 personagens que estão ali por simplesmente existirem. Adéwalé por exemplo, contramestre do Edward, ele passa o jogo inteiro do seu lado, e a unica coisa que você sabe sobre ele é que foi um escravo antes de te encontrar.
                Como disse antes, a guerra dos assassinos x templários também é muito mal explorada, Edward tem conhecimento da ordem mais ou menos no final do 1/3 do jogo, e ele só vai ser juntar realmente a ordem na ultima sequencia, onde por um milagre, ele simplesmente acha que o certo. Edward simplesmente cai no meio da batalha, e começa a se passar por um templário, pois leu uma carta de um assassino traidor, onde dizia que o iriam pagar bem.
                A historia do Edward é fraca, mas não consegue ser pior que as missões no futuro, com o final do III, todos ficaram curiosos para saber quem era que estaria revivendo as historias do Edward, outro ponto excelente que a Ubisoft poderia trabalhar para nos surpreender, e o que eles no dão no final? Nada, as missões no presente são totalmente desnecessárias, você é um funcionário novo na Abstergo, que começa a reviver as historias do Edward graças a uma nova tecnologia do animus, onde qualquer um pode reviver as memorias de alguma pessoa do passado, desde que tenham o DNA de algum herdeiro dessa pessoa(por exemplo, eu poderia reviver a historia do seu avô, caso você doasse um pouco do seu sangue....ou eu tomasse de você) no começo explicam, que eles usam a tecnologia do animus para conseguir conteúdo para criarem novas formas de entrenimento, como filmes ou jogos, só que na segunda missão, você é forçado a hackear os computadores da Abstergo e começa a recolher informações interessantes, ate descobrir que eles na verdade estariam buscando a localização do observatório(o que Edward busca, pois acha que conseguiria uma boa quantia de dinheiro caso vendesse), e ai você acha que o jogo fica interessante, mas não, depois disso, eles simplesmente ignoram o resto, e a historia termina como se nada tivesse acontecido, e você volta pro animus normalmente continuar vivendo a vida do Edward.
Considerações finais
"ai que delicia de navio cara"
                Assassin’s creed IV é um ótimo jogo, a jogabilidade continua a mesma de sempre, mas a parte dos navios é simplesmente incrível, a carisma do protagonista é grande, é você se apega muito facil a ele, mas o jogo peca na historia, a tal ponto de nos perguntamos, isso realmente é um Assassin’s Creed? Acho que mesmo tendo todos as características de um “Assassin’s”, o jogo poderia ter um outro nome, talvez um spinoff da serie, ao estilo persona, como o liberation foi, quem sabe não um Pirate’s Creed? Mesmo com esses aspectos negativos, continua sendo um excelente game, e e mesmo você sendo um grande fã da franquia, sem duvidas vai adorar.
NOTA: 4/5










Nenhum comentário:

Postar um comentário

High Scores