quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pokémon XY: Uma introdução ao pokémon competitivo.



Pokémon ou Pocket monsters, é uma marca japonesa mundialmente conhecida, atuante em várias mídias diferentes dentre elas: jogos eletrônicos, card games, anime, filmes, etc.

Ao contrário do que muitos pensam, a origem da marca foi nos jogos eletrônicos, com Pokémon Red e Pokémon Blue, desenvolvidos para Game Boy, em fevereiro de 1996. Somente após o desenvolvimento dos primeiros jogos os criadores fizeram o anime, no final da década de 90¹.
Sem entrar em mais detalhes sobre as outras mídias, hoje me prenderei aos jogos eletrônicos.


No quesito história, todas são iguais parecidas. Basicamente você é um jovem (ou uma jovem), que tem um sonho de se tornar um mestre pokémon. Um dia você é chamado por um professor que estuda os pokémons para sair por aí coletando informações sobre eles num eletrônico chamado Pokédex. Com isso, você inicia sua jornada com um pokémon dado pelo professor dentre os três iniciais que variam de acordo com o jogo, capturando outros pokémons para seu time, para assim, vencer os líderes de ginásio e obter as insígnias que permitem que você enfrente a Elite 4, para enfim tornar-se um mestre pokémon e blá blá blá.

Poucas variações ocorrem de um jogo para outro, normalmente melhorias gráficas, uma nova região, a adição de novos pokémons, alguns novos itens e umas poucas funções extras. Atualmente estamos na 6ª geração de pokémons, com os jogos Pokémon X e Pokémon Y para Nintendo 3DS e 2DS.

A campanha principal não é muito difícil, sendo assim, não é necessária muita preparação para ela. Porém, o jogo apresenta também a possibilidade de jogar com outras pessoas localmente ou através da internet. E isso o que nos traz ao assunto principal desse post: Pokémon competitivo.

Diferente da campanha, ao jogar contra oponentes reais, você precisa não só de uma estratégia para vencer, mas também de um bom time, com pokémons bem treinados e move sets que garantam que seu pokémon cumpra o seu papel na batalha.
Sem mais delongas, vamos começar.

  • Breed

Breed, do verbo breedar, é o nome que se dá ao fazer o day care de motel ato de cruzar dois pokémons para conseguir ovos.
O breed é o método de criação de pokémons para o competitivo simplesmente por ser mais fácil controlar as características do pokémon que vai nascer, como sua nature, sua ability e seus IVs, criando assim pokémons ideais para esse modo. Há também quem use o breed para conseguir pokémons shinys, mas isso não vem ao caso no momento.
Antes de começarmos a falar realmente sobre breed, precisamos entender sobre natures, abilitys, egg moves, IVs, EVs e move sets. Já adianto que a leitura pode ser chata, sem graça, sem sal e um pouco longa, mas vou tentar ser o mais claro possível. Vamos lá:

  • Nature

Nature é a natureza do pokémon sério. As natures tem nomes legais influenciam nos status de um pokémon, elevando um deles em 10%, mas reduzindo outro na mesma quantidade. Existem natures, porém, que não mudam porra nenhuma alteram os status de forma alguma. Ao todo são 25 natures, e o efeito de cada uma delas pode ser visto na tabela abaixo.


Também é possível ver os status de uma nature em um pokémon já capturado. Para isso, basta selecionar o pokémon, e em seguida a opção SUMMARY. Caso a nature forneça alteração de status, você verá o nome dos status alterados em vermelho e em azul, sendo a adição dos 10% e a subtração deles, respectivamente.

Goodra, nature Lonely (+ATK - DEF).
As natures mais usadas são as que adicionam um atributo diminuindo ATK ou SP. ATK, visto que a maioria dos pokémons é boa em apenas um desses. Não existe uma nature certa para cada pokémon, tudo varia da forma como você irá usá-lo em batalha, o move set que você irá escolher, etc.
Em um breed, caso um dos pais esteja segurando uma everstone, o pokémon que nascer sempre virá da mesma nature que ele.
Usando um pokémon com a ability syncronize no topo da sua party, aumentam as chances de encontrar um pokémon selvagem da mesma nature que ele.

  • Ability

Todo pokémon tem uma ability. Abilitys são as habilidades do pokémon. Alguns pokémons têm mais de uma ability variante. Algumas dessas habilidades funcionam dentro e fora de batalha, um exemplo é a syncronize, como já explicado mais acima e a flame body, como veremos mais adiante.
 
Para saber quais as disponíveis para o seu pokémon eu recomendo esse site. Basta localizar o pokémon e ele mostrará todas as habilidades disponíveis para ele e o efeito de cada uma delas.
Para passar uma determinada habilidade para o pokémon que vai nascer, é necessário que pelo menos um dos pais tenha essa ability.
Em um breed entre dois pokémons do mesmo tipo é preferencial que a fêmea tenha a habilidade, pois ela tem muito mais chances de passá-la para o filhote.
Em um breed com um ditto, as chances do pokémon pai passar a abilty aumenta.

  • Egg moves

Egg moves permitem que o pokémon que vai nascer aprenda moves que não aprenderia naturalmente, subindo de level. Em suma, um dos pokémons pais “passa” o move para o pokémon filho, caso esse golpe seja um egg move possível de ser aprendido pelo pokémon.

Os pokémons são divididos em egg groups. Cada pokémon pertence a, no mínimo, um egg group, com alguns podendo pertencer a mais de um. Um pokémon pode breedar com qualquer pokémon do mesmo egg group. Aqueles com mais de um egg group podem cruzar entre pokémons de qualquer um deles, mas atenção: o pokémon que nascer do cruzamento de pokémons entre egg groups sempre será da mesma espécie que a fêmea.
Existem, ao todo, 16 egg groups:
Monster
Human Like
Water 1
Water 2
Water 3
Bug
Mineral
Flying
Amorphus
Field
Fairy
Grass
Dragon
Ditto
Undiscovered
Gender unknown
Para verificar egg groups, recomendo que acessem esse site, procurem o pokémon que vocês querem breedar, vejam os egg moves que ele pode aprender e verifiquem a que egg group ele pertence. Assim fica mais fácil saber com que pokémons ele pode breedar para conseguir os moves.
Importante: 
1- Pokémons do egg group Undiscovered não breedam com nenhum outro pokémon, nem mesmo de seu egg group. Esse egg group é composto por pokémons imbreedáveis lendários ou bebês.
2- Pokémons do egg group Gender unknown só podem breedar com dittos.

  • IVs

Todo pokémon nasce com atributos já definidos aleatoriamente, esses, são os IVs (Individual Values). Todo pokémon possui 6 IVs, sendo um deles para cada atributo: HP, ATK, DEF, SpA, SpD e SPE. Esses valores variam de 0 à 31, mas só fazem a completa diferença quando o pokémon atinge o nível 100. Explico: Os IVs vão sendo distribuídos conforme o passar do nível do pokémon, e só atingem a sua totalidade no nível 100. Assim, um pokémon com IV 30 em SpA terá 30 pontos a mais do que um com IV 0 no mesmo atributo no nível 100.

Tá, tá... Ainda ficou meio confuso? Vamos imaginar da seguinte forma: Um Gengar tem SpA base de 130. Comparando um Gengar com IV 31 em SpA e um com IV 20 no mesmo atributo, ambos no nível 100, o SpA do primeiro seria de 161 (130 + 31), enquanto que o do segundo seria de 150 (130 + 20). Parece pouco, e é, mas os IVs podem definir uma batalha quando falamos de pokémon competitivo.

Os IVs não podem ser visualizados de forma alguma no jogo. Uma forma de verificar os IVs de um pokémon é usar uma das calculadoras de IVs disponíveis na internet.
Em pokémon XY, na cidade de Kiloude (liberada após vencer a elite 4) existe um juiz de IVs, falaremos sobre ele mais adiante.

Juíz de IVs, centro pokémon de Kiloude City.


  • EVs

Os EVs (Effort Values) são valores que aumentam a característica de determinado pokémon. Diferente dos IVs, os EVs não nascem com o pokémon, para adquirí-los é necessário treinamento. Cada pokémon derrotado concede um número diferente de EVs, dessa forma, basta que você encontre o pokémon que conceda EVs no atributo que você deseja e derrotá-lo. Em pokémon XY você pode treinar EVs utilizando o super training. Eu não recomendo esse método pois é demorado e cansativo, prefiro o treinamento por hordas que vou explicar mais adiante. O super training é bem simples e intuitivo, então não há muito que explicar.
Treinar EVs em hordas é a forma mais simples e rápida, porém são recomendadas algumas coisas:
  • Ter o Exp Share: O Exp Share é necessário para que você possa treinar seu pokémon sem colocá-lo na batalha.
  • Ter um pokémon com o move FLY: Para facilitar o transporte entre as rotas.
  • Ter um pokémon com o move Sweet scent: Esse move, quando usado fora de batalha, força que seja gerada uma batalha em horda, assim você não precisará ficar procurando até aparecer uma.
  • Ter um pokémon com golpe que acerte múltiplos alvos: Não é realmente necessário, mas vai lhe poupar um tempão, uma vez que em hordas virão cinco pokémons e você levaria, no mínimo, cinco turnos para derrotar todos eles enquanto toma vários golpes por turno, o que não é nada legal. Eu uso surf, mas existem vários outros. Exemplos são: Acid, Heat wave, Hyper voice, Razor leaf, Razor Wind, etc.
  • Ter terminado o jogo: Também não é realmente necessário, mas ajuda. Em Kiloude City, após o término do jogo você tem acesso a Battle Maison e lá você consegue BPs para trocar pelos power itens, que aumentam a quantidade ganha de EVs em batalha.
  • Ter todos os power itens, no mínimo um de cada: Quando o pokémon está com um power item equipado, ele recebe +4 EVs por pokémon derrotado.
  • Ter um pokémon com pokérus: Não é necessário, só agiliza o processo. Pokérus é um vírus benéfico que tem como efeito dobrar a quantidade de EVs adquiridas em batalhas pelo pokémon, extremamente útil.
Para treinar os EVs, coloque no seu grupo o pokémon com FLY, o pokémon com Sweet Scent e o pokémon com golpe que acerte múltiplos alvos, além é claro, do pokémon que você quer treinar os EVs. Ative o Exp Share. É importante que você tenha no grupo APENAS os pokémons que vão treinar os EVs naquele atributo ou os que já tenham todos os EVs treinados, pois com o Exp Share ativado todos os pokémons na sua party receberão os EVs, entrando em batalha ou não. Voe para uma das rotas que tenham as batalhas em horda dependendo do EV que você quer treinar. Segue abaixo a lista completa de hordas encontradas nas rotas.


Nessa lista, eu mostro a quantidade de EVs que um pokémon fornece. Como as batalhas são em hordas multiplique esse valor por 5. Caso esteja usando power item, acrescente 4 EVs para cada pokémon, em seguida multiplique o valor por 5. Caso esteja com pokérus, dobre a quantidade de EVs. E por fim, caso esteja com pokérus + power item, adicione 4 EVs para cada pokémon e em seguida multiplique o total por 2.
Exemplificando:
Gulpin: 1 HP.
Em horda: 1 HP por Gulpin = 5 HP.
Em horda, com power item: 5 HP por Gulpin = 25 HP.
Em horda, com pokérus: 2 HP por Gulpin = 10 HP.
Em horda, com pokérus e power item: 10 HP por Gulpin = 50 HP.
Um pokémon tem uma quantidade máxima de EVs limitada a 510 pontos, sendo possível aumentar um atributo em específico em 252 EVs no máximo. A cada 4 pontos de EV adquiridos, o atributo do pokémon aumenta em 1 ponto, sendo assim 252 EVs equivalem a 63 pontos.

Para verificar se o pokémon já atingiu o máximo de EVs em um atributo, vá até a tela do super training e use uma bag do EV que você está treinando. Se o EV já estiver no máximo ele dirá que o pokémon não pode mais treinar EVs naquele atributo.

Por exemplo, você pode escolher treinar seu pokémon em 2 atributos específicos por completo (252 EVs + 252 EVs) aumentando em 63 pontos os dois atributos e aumentar em 1 ponto algum outro atributo específico (4 EVs), sobrando assim 2 EVs que não farão diferença pois você precisaria de mais 2 para aumentar um ponto. Lembrando que isso não é regra, você pode dividir os seus EVs como achar melhor, esse exemplo serve apenas para entender na prática o cálculo dos EVs.

  • Move set

Move set, é o conjunto de "movimentos", ou "golpes" que o pokémon possui. Um pokémon só pode aprender 4 desses simultaneamente, portanto é importante escolher muito bem antes de se decidir, para não passar aperto.
Existem 3 tipos de moves: Moves de status, físicos e especiais.

Status: Aumentam ou diminuem status de um pokémon, podendo ser aplicados em um alvo ou no próprio usuário.
Físicos: Moves que causam dano levando em consideração ATK do usuário e DEF do alvo.
Especiais: Moves que causam dano levando em consideração SpA do usuário e SpD do alvo.
Cada move possui um tipo, accuracy, power e power points (PPs) diferentes. Essas informações podem ser visualizadas ao verificar o status de cada move.
Tipo
Determina o tipo do move. Esse tipo é o que influencia na hora do cálculo de dano recebido pelo pokémon do oponente, e não o tipo do pokémon.
Accuracy
Determina a chance que o pokémon tem de acertar o move.
Power
Determina o poder de um move.
PP
Quantidade de vezes que o pokémon pode usar o move.

Ao escolher o move set do seu pokémon, tenha em mente primeiro que tipo de atacante ele será, verifique os melhores golpes, levando em consideração accuracy, PP, power, etc. Nem sempre um move com maior power é melhor, tudo depende da ocasião.
STAB:
Same type attack boost, é um bônus dado ao power do move um pokémon, quando esse move for do mesmo tipo que ele. Imagine da seguinte forma: Embora um Alakazan e um Venussaur aprendam o move Energy ball, subentende-se que Venussaur, por ser do tipo grass, assim como o move, saiba usá-lo melhor, recebendo assim um bônus de 50% no power.


  • Breedando


Agora que já entendemos a teoria, vamos passar para a parte prática da coisa.
Recomendo que, ao começar o processo de breed, você já tenha vencido a elite 4 e liberado a cidade de Kiloude para ter acesso as friends safaris e facilitar a sua vida, pois os pokémons das friends safaris tem no mínimo 2ivs no máximo, o que ajuda muito. Aqui, deixo o link é de um site voltado exclusivamente para troca de friend codes (em inglês), assim você pode conseguir várias friends safaris.
É interessante que você consiga uma friend safari com dittos, assim você pode conseguir vários, com várias natures e vários IVs diferentes.

Para agilizar o processo de breed, tenha um pokémon com a ability Flame body no grupo, essa habilidade, fora de batalha, faz com que os ovos choquem mais rápido. Eu recomendo o Talonflame, por também aprender Fly e ser muito fácil de se conseguir um, mas você pode escolher outro se quiser. Aqui tem uma lista dos pokémons que podem ter essa ability.


Itens necessários: Destiny Knot e Everstone.


Para começar, leve com você apenas o pokémon com flame body e os pokémons que vão ser usados no breed. Vá até o Day care em Camphrier Town. Fale com a moça e deixe os dois pokémons com ela (lembre-se de dar os itens para os pokémons segurarem antes de entregá-los). Saia e repare no homem que fica na frente. Ele deve estar de costas para você, olhando para o Day care. Ignore-o por enquanto. Use sua bicicleta para agilizar e siga para a esquerda do Day care.
Quando chegar na entrada da caverna, posicione-se em frente a placa e vá para a direita. Essa é a melhor rota para esperar pelos ovos. Fique indo e voltando, da esquerda para a direita até bater na parede. Nesse vai e vem, quando estiver passando pelo Day care, repare no homem que ignoramos antes. Se tiver algum ovo para você pegar ele estará olhando para frente, e não mais de costas. Quando isso acontecer, fale com ele e pegue seu ovo. Continue até ter cinco ovos. Quando isso acontecer, voe para Lumiose City, na parte central.
Aqui, siga para onde está a Prism Tower, monte na sua bicicleta e posicione-se de forma que você consiga segurar para direita ou esquerda num ciclo sem fim que nos guiará onde o personagem não pare de andar. Faça isso até todos os ovos chocarem.
Daqui, vá para Kiloude City e entre no centro pokémon. Fale com o homem de cabelo roxo, no canto superior esquerdo. Esse é o juíz de IVs.

  • Juiz de IVs

Como foi ditto dito, não se pode verificar os IVs de um pokémon dentro do jogo, mas o juíz de IVs pode te dizer quando um IV for perfeito (31) ou dar uma média, quando não for.
Fale com ele e selecione o pokémon que você quer que seja julgado. De acordo com a frase que ele disser é que vamos ter uma ideia sobre os IVs do pokémon.

Ele sempre começará com uma análise dos IVs do pokémon com um todo:

"I see... I see..."
"This pokémon has __________
decent - Se os IVs totais do pokémon estiverem entre 0 e 90.
above average - Se os IVs totais do pokémon estiverem entre 91 e 120.
relativy superior - Se os IVs totais do pokémon estiverem entre 121 e 150.
outstanding - Se os IVs totais do pokémon estiverem entre 151 e 186.
... potencial overall."
"That's how I judge it, anyway."

Em seguida irá analisar cada IV separadamente.

"Incidentally, I would say its greatest potential lies in (aqui ele dirá o melhor status do pokémon, seguindo a ordem HP, ATK, DEF, SpA, SpD ou SPE)

Se o pokémon tiver mais de um status bom, ele citará cada um separadamente:

"But its Attack stat is good, too."
"Hmm. And its defense stat is good, too."
"Although its Sp. Atk is equally god."
"Its Sp Def stat seem just as good, though."
"And well, its speed stat is good, too."

e continua:


"Stats like those, they __________"
rather decent - Se o IV for entre 0 e 15.
good - Se o IV for entre 16 e 25.
fantastic - Se o IV for entre 26 e 30.
can't be beat! - Se o IV for 31.
"Thats, how I judge it."

Dessa forma, você consegue verificar os IVs do pokémon.

  • Exemplo prático de breed

Para esse exemplo, mostrarei como conseguir um Charmander, com ability solar power, nature adamant, egg move outrage e IVs perfeitos em HP, ATK, DEF, SpD e SPE.

Passo 1: Conseguir uma Charmander fêmea com ability solar power.
Para isso, você pode procurar em friends safaris ou tentar conseguir via wonder trade/GTS.
É necessário que a Charmander seja fêmea, pois vamos passar egg moves e o pokémon filhote sempre nasce da mesma espécie que a mãe.
***

Passo 2: Conseguir um Charmander com egg move outrage e ability solar power.
- Charmander fêmea (ability solar power)
- Dragonite macho (egg move outrage).
Breede até sair um Charmander, com egg move outrage e ability solar power.
***

Passo 3: Conseguir um Charmander com egg move outrage, ability solar power e nature adamant.
- Charmander (ability solar power e egg move outrage).
- Ditto (nature adamant).
Dê a Everstone para o Ditto segurar e breede até sair um Charmander com ability solar power, egg move outrage e nature adamant.
A partir daqui, usando o Charmander do breed anterior, todos os filhotes nascerão com a nature adamant e o egg move outrage, a atenção deve ser apenas com a ability que pode variar.

***

Passo 4: Conseguir um Charmander com egg move outrage, ability solar power, nature adamant e IV em HP.
- Charmander (solar power, outrage, adamant) [xx, xx, xx, xx, xx, xx].
- Ditto [31, xx, xx, xx, xx, xx].
Dê a Everstone para o Charmander segurar e o Destiny Knot para o Ditto.Breede até sair um Charmander [31, xx, xx, xx, xx, xx] com ability solar power, egg move outrage e nature adamant.
***

Passo 5: Conseguir um Charmander com egg move outrage, ability solar power, nature adamant e IVs em HP e ATK.
- Charmander (solar power, outrage, adamant) [31, xx, xx, xx, xx, xx]
- Ditto [xx, 31, xx, xx, xx, xx].
Dê a Everstone para o Charmander segurar e o Destiny Knot para o Ditto.Breede até sair um Charmander [31, 31, xx, xx, xx, xx] com ability solar power, egg move outrage e nature adamant.
***

Passo 6: Conseguir um Charmander com egg move outrage, ability solar power, nature adamant e IVs em HP, ATK e DEF.
- Charmander (solar power, outrage, adamant) [31, 31, xx, xx, xx, xx].
- Ditto [xx, xx, 31, xx, xx, xx].
Dê a Everstone para o Charmander segurar e o Destiny Knot para o Ditto.Breede até sair um Charmander [31, 31, 31, xx, xx, xx] com ability solar power, egg move outrage e nature adamant.
***
Passo 7: Conseguir um Charmander com egg move outrage, ability solar power, nature adamant e IVs em HP, ATK, DEF e SpD.
Não é necessário que esse charmander tenha IV em SpA, uma vez que ele será um atacante físico.
- Charmander (solar power, outrage, adamant) [31, 31, 31, xx, xx, xx].
- Ditto [xx, xx, xx, xx, 31, xx].
Dê a Everstone para o Charmander segurar, e o Destiny Knot para o Ditto. Breede até sair um Charmander [31, 31, 31, xx, 31, xx] com ability solar power, egg move outrage e nature adamant.
***

Passo 8: Conseguir um Charmander com egg move outrage, ability solar power, nature adamant e IVs em HP, ATK, DEF, SpD, SPE.
- Charmander (solar power, outrage, adamant) [31, 31, 31, xx, ,31, xx].
- Ditto [xx, xx, xx, xx, xx, 31].
Dê a Everstone para o Charmander segurar, e o Destiny Knot para o Ditto.Breede até sair um Charmander [31, 31, 31, xx, 31, 31] com ability solar power, egg move outrage e nature adamant.

Pronto! Conseguimos o Charmander competitivo! 
Lembrando que o exemplo extenso desse jeito é só para mostrar a mecânica de como o breed funciona. Essa não é a forma mais fácil! Sinta-se a vontade para simplificar e/ou pular métodos se preferir.


Função dos pokémons em um time  

Como eu falei anteriormente, cada pokémon tem uma função específica num time. Vou falar agora um pouco mais sobre cada uma delas.
  • Lead
Talvez o mais pensado de todo o time, o lead é aquele que lidera o time, o que entra primeiro na batalha. O lead exige bastante estratégia por parte do treinador, uma vez que você não sabe qual será o lead do seu oponente. Alguns leads tem a função de entrar no campo para espalhar hazards pelo campo do oponente, enquanto outros entram para aumentar a defesa do time usando screens. Tudo varia de acordo com a sua estratégia e eu não posso ajudar você com isso.
  • Staller
Sem sombra de dúvidas é o tipo de pokémon mais chato. Stallers vencem você pelo cansaço, ou quase isso. Pokémons desse tipo tem um alto potencial defensivo e normalmente um baixo potencial ofensivo. Assim sendo, usam de artifícios para acabar com os pokémons do oponente. Usando moves que aplicam status como Toxic e Leech seed para tirar HP do oponente, e moves como Recover para manterem-se vivos por muito tempo.
  • Wall
Numa tradução literal, parede. Um pokémon wall tem a função de tomar muito dano. Pokémons desse tipo tem defesa e HP muito altos, podendo aguentar uma grande quantidade de dano. Existem 3 tipos de Walls: physical walls, special walls e mixed walls.
  • Sweeper
Sweepers são responsáveis por causar muito dano. São pokémons que possuem ótimos potenciais ofensivos. Assim como Walls, são divididos em physical sweepers, special sweepers e mixed sweepers.
  • Suportters
São os responsáveis por prestarem suporte ao time. Existem vários tipos de supporters:
  • Rapid Spinners / Defoggers
São responsáveis por usar os moves de mesmo nome. Tirando assim as hazards de campo.
  • Clerics
São pokémons que curam HP ou status negativos dos outros pokémons da party, usando moves como aromatherapy ou wish.
  • Taunters
Usuários de move do mesmo nome, fazendo com que o pokémon oponente não possa usar nenhum move de status, obrigando-o a usar moves que causem dano.
  • Dual screemers
Usuários de Light screen e Reflect, aumentando SpD e DEF do time, respectivamente.
  • Baton passers
Usuários de Baton pass, usados para transferir buffs para outros pokémons do time.


Considerações finais

Esse é um guia básico, com explicações simples para a introdução de novos jogadores. Não tenho direito sobre nenhuma das imagens usadas no post, todas foram encontradas por busca no Google. Se o dono de alguma delas não quiser que seja usada basta me avisar que eu retiro sem problemas.
O guia é de minha autoria, mas várias informações foram retiradas daqui, local que me ajudou a compreender muita coisa quando iniciei em pokémon competitivo.
Tenha sempre em mente que essas são apenas dicas para que você se dê bem em batalhas competitivas. Acima de tudo, o que vale mesmo é a diversão.
Sem mais, fico por aqui. Espero que as dicas tenham sido úteis.
Até a próxima, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

High Scores