Yume Nikki, traduzindo, diário dos sonhos. É um jogo surreal
e independente feito em 2004 por Kikiyama. Sendo produzido com a engine do
RPG Maker 2003. Apesar disto, não possui muitos elementos de RPG.
História
Afinal, do que se
trata Yume Nikki? Uma boa maneira de resumir isto é: “Você é uma garota,
chamada
Esta seria a
introdução do jogo, que nem ao menos é dita ao jogador. Porém pode-se checar em
seu inventário as instruções.
As únicas instruções do jogo. |
Ao iniciar o jogo, você se depara com o quarto
de Madotsuki, onde poderá salvar no diário, ir na varanda ou jogar NASU (Um mini
game envolvendo... Beringelas.), e finalmente, dormir para entrar nos sonhos de
Madotsuki, onde é aqui que o jogo realmente “começa”.
Após dormir, irá se deparar na varanda do
quarto. Entrando, o encontrará do mesmo jeito, porém desta vez ao interagir com
a porta, Madotsuki irá abri-la (Onde no mundo fora dos sonhos, ela apenas
chacoalharia a cabeça e se recusaria a sair.) e se deparar com o Nexus, um lugar vazio, apenas com várias portas diferentes, que
levará o jogador à vários mapas diferentes.
Porém, devo dizer uma
coisa. O jogo é mudo, ele não possui diálogo, nem mesmo uma história certa, ou
seja, você terá que passar pelos mundos nos sonhos de Madotsuki, coletando os
efeitos.
O ponto de Yume Nikki é ver os sonhos da
protagonista e interpreta-los ao seu modo, ou seja, ele não possui uma história
certa porque é o jogador que a monta.
Não existe muito que
se possa ser dito sobre Yume Nikki, apenas que pode ser um tanto quanto
cansativo para muitos, pois é um jogo de exploração, e para aqueles imaginativos, pode ser uma grande diversão.
Gráficos e Trilha Sonora
Quarto de Madotsuki |
Já a trilha sonora,
ela é original, e não tenho oque falar sobre a qualidade. Algumas são incríveis, servindo perfeitamente para a área, outras não são tão memoráveis, mas ainda assim muito boas. Em
especial a música da tela de save é a mais bonita, tendo até mesma versões
orquestradas. Deixarei o link no final da página, para que seja ouvida.
Personagens
Uboa, como visto no game. |
Madotsuki é o único
personagem jogável, porém no decorrer dos sonhos, encontramos vários NPCs (Non-playable character),
alguns icônicos, como o grande Uboa, Poniko, Masada, Monoe e Monoko. Porém
existem vários... Peliculares. Estes sempre estarão em mapas específicos,
alguns difíceis de encontrar e outros não. Não contarei nada sobre eles aqui,
esta é apenas uma vista rápida no jogo, quero que avaliem estes personagens por
sí mesmos. Vale lembrar que os NPCs reagem diferentes a cada efeito utilizado.
Afinal, oque são os efeitos?
Efeitos
Estes podem mudar a aparência da
personagem e lhe dar uma habilidade especial. E acredite, eles são dos mais
variáveis possíveis, desde tornar a personagem loira, ou em um fantasma, lhe dar
uma faca, torna-la
"Poop Hair" |
Ah, não vamos esquecer que também pode transformar seu cabelo em fezes (Ainda bem que é só o penteado... Eu espero.)!
Algumas teorias circulam ao redor de certos efeitos, um deles e o mais famoso seria o efeito da faca (Knife), que lhe possibilita atacar e ferir qualquer NPC. Alguns acreditam que este seria o indicativo de um comportamento agressivo de Madotsuki.
Considerações Finais
Eu realmente gostaria
de escrever mais sobre Yume Nikki, porém é algo quase impossível. Pois a
interpretação do jogo vai de pessoa para pessoa, do mesmo modo que este não
agrada à todos os jogadores, como dito anteriormente.
Em suma, Yume Nikki é um jogo que deve ser jogado com bastante paciência pelo fato que seus mapas podem ser grandes e bastante confusos. Contudo ele tem sua beleza própria, mesmo sem uma narrativa ou uma história já definida, o jogo continua sendo incrível.
A música é realmente muito boa ^^. Fiquei com vontade de jogar.
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